domingo, 7 de novembro de 2010

Como serão os vinhos com o aquecimento global

Um tempo atrás escrevi um artigo sobre o aquecimento global e os vinhos ( http://www.clubedoenofilo.com.br/2010/09/aquecimento-global-e-o-vinho.html ) e fico pensando quais serão os sabore que os vinhos terão com o aumento das temperaturas das regiões produtoras e o surgimento de novas regiões, como novos terroir, novos produtores e até quem sabe novas uvas!!!
As videiras são plantas extremamente resistentes que suportam variações de temperatura de -20oC até 40oC e se adaptam a muitas mudanças climaticas e de solo, o que faz com que os especialistas dizerem que as videiras irão mudar suas fisiologias para se adaptarem ao aumento da temperatura e o efeito que esse aumento trará para os terrorir.
Mas a pergunta que eu faço é: essa mudança fisiológica de que forma afetará o paladar do vinho? Alguns dizem que que a maturação fenólica e fisiológica serão ampliadas nas regiões de maior aquecimento. Isso fará com que se tenha vinhos com níveis alcoólicos mais altos se colhidos com fenóis mais maduros, ou sabores herbáceos se colhidos mais cedo para evitar o álcool em excesso.
Outro ponto que os cientistas acreditam que possa vir a acontecer é uma modificação no ciclo anual da videira devido a um clima mais quente, o que pode contribuir para o surgimento dos brotos mais cedo, e consequente floração e maturação precoces. Colheitas precoces seriam bem-vindas em certas regiões como Bordeaux e Loire, porque iriam permitir aos produtores colher antes das chuvas de outono.
Podemos ter duas atitudes: esperar para ver ou tentar evitar que aconteça. Depende de nós!

Nenhum comentário: