segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Como Degustar?

Degustar é dífícil.
É uma arte e como toda arte é difícil, exige treino e principalmente dedicação. Se degustarmos hoje um vinho que provamos na semana passada teremos uma impressão diferente do vinho, isso é que faz a degustação algo tão difícil.
Repare que não falo -  impossível -  e muito menos  - para poucos. Todos nós podemos degustar e aprender a degustar, mas o que geralmente falta para nós é atenção, dedicação e principalmente interesse.
Quando vejo pessoas falarem que vinho é para iniciados eu custumo não concordar, mas de uns tempos para cá tenho pensado melhor no que seria um "iniciado".
Iniciado para mim é exatamente a pessoa que reune esses três predicados: atenção, dedicação e interesse.
Se você tiver essas três qualidades, com certeza é um iniciado e portanto pode degustar o vinho e não apenas toma-lo (o que já é muito bom, tenho que concordar!).
E como ter atenção, dedicação e interesse podem transformar um simples mortal em um iniciado? Simples:
  • Atenção ao ver, beber e cheirar o vinho;
  • Dedicação em aumentar o vocabulário de aromas e sabores que podemos encontrar no vinho;
  • Interesse em conhecer caracterísitcas de uvas, produtores e regiões produtoras de vinho;
É claro que não estamos falando aqui de torneios e campeonatos para darmos notas para os vinhos, mas sim de termos momentos agradáveis com nossos amigos e familiares. Degustar para mim é isso: um bom vinho, um bom papo, um bom lugar e principalmente boa gente. Se não tiver boa gente, provavelmente o vinho será ruim. Podem perceber.

Alguns pontos são  importantes na degustação:
  1. Ordenamento dos Vinhos que serão servidos
  2. O local onde será degustado
  3. A taça
  4. Temperatura do vinho
Calma, não vou tecer um tratado arquitetonico de como deve ser a sala de degustação ou que apetrechos caros preciso ter para medir a temperatura do vinho.

Ordenamento do Vinho

Um dia desses eu estava em Juiz de Fora com minha irmã em uma loja de vinhos chamada Garrafaria e papo vai, papo vem, uma senhora me pediu ajuda para escolher alguns vinhos que ela deveria oferecer para alguns amigos naquela noite.
Nós três fomos andando pela loja e separando alguns vinhos que "harmonizavam" com o que o jantar pedia. No final, já com todos os vinhos no balcão eu e o rapaz que atende na loja, colocamos os vinhos em uma ordem na qual ela deveria apresentar para seus convivas.
Isso é ordenamento, a ordem em que os vinhos devem ser servidos.
Existem um ditado francês que diz:
"blanc sur rouge, rien ne bouge, rouge sur banc tout le camp"
Que numa tradução livre seria algo como "Branco sobre vermelho nada acontece, vermelho sobre branco tudo desanda"

É claro que não podemos levar isso a ferro e fogo, mas no geral o ordenamento deve sempre ser do mais fraco para o mais alcoólico, do mais leve aos mais encorpados, dos mais secos aos mais licorosos. É inútil confrontar vinhos muito diferentes, ou vinhos muito jovens com mais velhos. A regra é clara, só se deve comparar o que é comparável.

O local onde será degustado

A sala não deve ter cheiros estranhos e fortes, portanto evite flores na mesa que exalem cheiro, evite também produtos químicos fortes para limpar a sala. Pouca luz e muita luz também podem afetar a observação visual. Fora isso estaremos montando uma sala de degustação que é matéria de estudos complexos e não tem nada haver com nosso blog.

A Taça

Não vou me repetir, portanto leiam o artigo http://www.clubedoenofilo.com.br/2010/09/vinho-e-suas-tacas.html

A temperatura do vinho

Esse item é um dos mais importantes. Vou contar outra história. Quando eu era mais jovem eu fui a um restaurante muito bom no Rio de Janeiro onde meu pai era frequentador assíduo e pedimos um vinho tinto que estava quente e, então, pedimos um balde com gelo. Todos nos olharam com cara de desaprovação, pois existia aquele ditado que vinho tinto deveria ser tomado na temperatura ambiente, ambiente da europa e não de um país tropical numa cidade como o Rio de Janeiro!!!!
Cada vinho ou tipo de vinho deve ser servido na temperatura correta, e eu sempre me perguntei: correto para quem ou o que? Correto para despertar, e ser percebido por nós, os aromas e sabores do vinho.
Portanto, vinho que deve ser servido frio ou geleado se for servido quente, não apresentará os aromas e sabores que foram planejados pelo produtor, e vice versa.




A degustação propriamente dita compõe-se de três fases:
  1. Golpe de Vista
  2. Golpe de Nariz
  3. Golpe de Boca
O golpe de vista: Em alguns segundos de observação podemos perceber a limpidez, intensidade de cor, tons e eventuais depósitos borra e bolhas.

O golpe de nariz: Percebemos os cheiros, natureza dos aromas, intensidades e a evolução do vinho

O golpe de boca: Percebemos ao mesmo tempo sabores dominantes e seu equilíbio, podemos percebem também acidez e teor alcoólico, se existe harmonia ou não.

Boa degustação para todos.

Nenhum comentário: