sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aquecimento Global e o Vinho

Qual será o efeito do aquecimento global na produção de vinho? Será que tradicionais regiões produtoras vão perder espaço para novas regiões ou o nossa tão adminirada bebida vai ficar tão rara que não teremos condições de bebe-la como atualmente?
O mapa abaixo mostra as principais regiões produtoras do Mundo
Mapa
Principais Regiões Produtores de Vinho

Estudos mostram que em 50 anos a temperatura média do planeta vai aumentar de 2 a 3ºC, o que faria, a princípio, a produção de vinhos "escorregar" mais para o sul das regiões produtoras do hemisfério sul e mais ao norte das regiões produtoras do hemisfério norte, ou seja, poderemos para o ano de 2050 comprar espumantes suiços ou russos e os melhores vinhos do mundo serem sul americanos, sul africanos e australianos.
Com o aquecimento vem aumento de chuvas e alagamentos, ciclones em regiões que hoje eles não acontecem e assim por diante.
Pode ser um exagero, eu sei, até porque a produção de vinho não é uma ciência exata e os grandes produtores deverão buscar compensações para esse aumento de temperatura, seja com colheitas mais ou menos tardias ou preparação do solo ou durante o processo de fermentação, geração do mosto e etc., porém cabe um estudo mais profundo desse tema e por isso vou começar a estudar um pouco mais sobre esse tema. Quem estiver interessando em estudar junto é só mandar e-mail para marcelo@clubedoenofilo.com.br
Um bom final de semana a todos!

Nenhum comentário: