Se repararmos, o vinho está presente em momentos de confraternização, festas, pedidos, momentos tristes, seja na forma mais tradicional, seja na forma espumante.
O vinho também é um perfeito presente em qualquer circunstância.
E porque o vinho tem todo esse poder a milênios? É uma boa pergunta.
O vinho e o marketing estão juntos, mesmo de antes da palavra marketing ter aparecido e ai nasce outra pergunta: Qual o origem da palavra MARKETING?
A origem da palavra marketing vem da mitologia grega com a divindade Hermes.
Zeus fez de Hermes a divindade que cuidaria dos negociantes.
No Império Romano Hermes passou a ser o Deus da Indústria e do Comércio. Da palavra latina mercis (mercadoria) surgiu o nome de Hermes: Mercúrio.
A palavra mercis deu origem ao termo francês marché: que significa o local onde se comercializa produtos - o nosso mercado.
No século 20 os americanos traduziram a palavra marché para "market" e na década de 50 a palavra passou a ser usada no mundo dos negócios e surgiu marketing : “tudo o que influi na comercialização de um produto.”
Agora que sabemos a origem da palavra marketing fica ainda mais claro a proximidade do vinho e do marketing (tudo que influi na comercialização de um produto). O vinho propicia a conversa mais solta, o vinho aproxima as pessoas, o vinho ajuda na formação de amizades e no negócios a criar alianças sólidas, ou seja, influi na comercialização.
Por essa razão tenho me debruçado sobre o estudo do vinho como forma de influenciar os negócios.
Aos poucos vou compartilhando com vocês o meu aprendizado nesse assunto.
Uma boa semana para todos e bons negócios!
Nenhum comentário:
Postar um comentário