domingo, 16 de março de 2014

O marketing do vinho

Faz muito tempo que estudo e aprecio vinho, mas tenho dedicado mais tempo com o poder mercadológico do vinho.

Se repararmos, o vinho está presente em momentos de confraternização, festas, pedidos, momentos tristes, seja na forma mais tradicional, seja na forma espumante.

O vinho também é um perfeito presente em qualquer circunstância.

E porque o vinho tem todo esse poder a milênios? É uma boa pergunta.

O vinho e o marketing estão juntos,  mesmo de antes da palavra marketing ter aparecido e ai nasce outra pergunta: Qual o origem da palavra MARKETING?

A origem da palavra marketing vem da mitologia grega com a divindade Hermes.

Zeus fez de Hermes a divindade que cuidaria dos negociantes.

No Império Romano Hermes passou a ser o Deus da Indústria e do Comércio. Da palavra latina mercis (mercadoria) surgiu o nome de Hermes: Mercúrio

A palavra mercis deu origem ao termo francês marché: que significa o local onde se comercializa produtos - o nosso mercado.

No século 20 os americanos traduziram a palavra marché para "market" e na década de 50 a palavra passou a ser usada no mundo dos negócios e surgiu marketing : “tudo o que influi na comercialização de um produto.”

Agora que sabemos a origem da palavra marketing fica ainda mais claro a proximidade do vinho e do marketing (tudo que influi na comercialização de um produto). O vinho propicia a conversa mais solta, o vinho aproxima as pessoas, o vinho ajuda na formação de amizades e no negócios a criar alianças sólidas, ou seja, influi na comercialização.

Por essa razão tenho me debruçado sobre o estudo do vinho como forma de influenciar os negócios.


Aos poucos vou compartilhando com vocês o meu aprendizado nesse assunto.


Uma boa semana para todos e bons negócios!




Nenhum comentário: