Recentemente estudos comprovam que a uva Torrontés é original da Argentina, apesar de ter sido trazida por espanhóis nos primórdios da colonização do novo mundo, ela já existia na Argentina e não se conhece bem o caminho que essa uva seguiu para ir e voltar para a Argentina, mas com a Malbec e a Bonarda, a Torrontés é uma uva muito bem adaptada as terras altas de Salta onde é produzida com mais intensidade.
A origem do nome Torrontés vem de uma expressão portuguesa "de certa terra ou região" (terrantês) o que pode explicar que veio de algum lugar distante (Argentina) e posteriormente com a colonização espanhola ter retornando a sua terra natal. Vou deixar isso para os historiadores, porque daqui a pouco vamos descobrir que quem descobriu a américa foi um enólogo e isso seria muito radical!
Enquanto essa discussão não termina, cientistas sugerem que ela nada tem a ver com a casta espanhola e que seria um cruzamento genético da italiana Moscato de Alexandria com a nativa Argentina Criolla Chica, obviamente uma explicação mais coerente, porém menos interessante para os Argentinos que reenvidicam a Torrontés como sendo uma casta autóctone.
Fora dessa briga de "direitos autorais" o que importa são os fantásticos vinhos que estão sendo elaborados com essa uva.
Os melhores que já tomei são:
- Crios 08
- Alta Vista Premium
- Cisplatino
- Alamos
- Don David
3 comentários:
Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor.
taí uma uva q nunca experimentei, ou q eu saiba pelo menos.
Srs
Por gentilez me informem como importar para revenda os vinhos da alma
Tempus , e um vinho chileno Cabalo De Oro
Postar um comentário