quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Harrods Buenos Aires

Sei que o tema não é bem foco de nosso blog principalmente depois do evento Vinos y Bodegas de onde temos assunto para varios posts e que já estamos preparando, mas enquanto não terminamos os artigos sobre o evento, vou escrever sobre um assunto que me intriga desde que comecei a frequentar Buenos Aires: A história da loja Harrods da Capital Argentina.
Para quem conhece Buenos Aires sabe que na rua Florida existe um prédio lindo, porém abandonado da famosa loja de departamentos inglesa: a Harrods.
Só o fato de no coração de Buenos Aires ter um prédio daquele tamanho abandonado já é intrigante, e mais ainda é saber que Buenos Aires já teve uma filial dessa luxosa loja inglesa, a primeira filial fora da Europa.
Qual história dessa loja ? Quando foi aberta? Quando fechou? E qual o futuro do prédio?
Nessa última viagem para Buenos Aires eu resolvi investir um tempo pesquisando essa historia e o pouco que descobri estão nesse artigo.
A loja com 47.000m2 foi inaugurada em 1912 como filial da matriz de Londres e em 1940 se separou da matriz por ser totalmente indepentende financeiramente. No auge da loja ela contava com mais de 100 departamentos e com luxo compatível com seu DNA ingles: escadaria de mármore, piso de cedro, elevadores para 20 pessoas e até espaço para crianças que contava com um carrossel importado da Europa.
O declinio da loja começou nos anos 90 com a hiperinflação do País e fechou as portas em 1998 quando já operava apenas no térreo e com poucos funcionários. Em 2001 reabriu as portas, mas fechou definitivamente em 2004. Logo em seguida a massa falída foi comprada por uma empresa italiana que pretende utilizar o prédio, mas não consegui descobrir com qual finalidade.
Durante a pesquisa encontrei um videos no You Tube que mostra um pouco do que foi essa loja.



Agora já tenho resposta para as dúvidas da minha irmã.

Vou torcer para que o prédio volte a viver seus anos de ouro!!!!

Um comentário: