Começando pela garrafa que é muito bonita, esse vinho alemão me surpreendeu. Não posso me dizer um fã dos vinhos alemães, mas realmente o DR loosen é um excelente vinho.
Esse branco 100% da uva riesling da Dr. Loosen expressa perfeitamente as características de elegância e raça dos íngremes vinhedos plantados em solos ricos em ardósia do vale do rio Mosel. De cor amarelo-palha brilhante, emana aromas muito puros de fruta cítrica, como lima e limão, flores brancas e o clássico toque mineral. Na boca é também puro, seco, preciso, leve, com acidez viva, sabores cítricos e delicioso final.
Armonizado com um filet de peixe grelhado com molho branco e camarões ficou muito agradável.
Ernst Loosen, é o embaixador (não oficial) do vinho alemão.
Há 22 anos à frente da vinícola de sua família, já conquistou muitos dos prêmios mais importantes do mundo do vinho: Melhor Produtor Alemão (Revista Wine & Spirits, 2007); Um dos Melhores Produtores do Mundo dos Últimos 25 Anos (Revista Wine & Spirits, 2007); Homem do Ano (revista Decanter, 2005); Um dos 50 Enólogos Mais Influentes do Mundo (Revista Wine & Spirits, 2004); Produtor do Ano (Gault Millau, 2001);
A vinícola Dr. Loosen pertence à família de Ernst há mais de 200 anos. Quando ele a assumiu, em 1988, concluiu que com vinhedos de idade média em torno de 60 anos, plantados em “pé franco” (sem enxertia sobre raiz americana, pois o Mosel é uma das poucas regiões da Europa onde vinhas em pé franco são permitidas, já que a phylloxera não sobrevive em seus solos bem drenados) e localizados em alguns dos melhores terroirs da Alemanha, detinha todas as matérias-primas necessárias para produzir vinhos profundos, complexos e de classe mundial.
Para atingir esse objetivo, Ernst reduziu dramaticamente a produção de seus vinhedos e substituiu todos os fertilizantes químicos por orgânicos. Também adotou novas práticas de vinificação mais sutis e com mínima intervenção tecnológica, para que seus vinhos expressem fiel e plenamente suas origens, seu terroir. Estes são os princípios adotados em suas duas vinícolas: Dr. Loosen, no Mosel e J.L. Wolf no Pfalz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário