domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cortiça x Tampa de Rosca

A partir de 1990, por questões econômicas e por conta do fungo TCA que causa a "doença da rolha" ou "gosto da rolha", a industria vinícola iniciou a pesquisa de outras formas de fechamento das garrafas de vinho. De longe a que mais agradou foi a tampa de rosca ou mais conhecida como screwcap.
A discussão é grande sobre as vantagens e desvantagens dessa nova forma de fechamento de garrafas.
A imagem de uma garrafa de vinho com rolha de cortiça é tão forte em nossa cultura que muitos especialistas condenam outras, porém a discussão entre uma ou outra forma de fechamento vai muito além disso.
É sabido que as rolhas de cortiça permitem que pequenas quantidades de oxigênio entrem na garrafa permitindo assim a oxidação do vinho, que em alguns casos é importante para a formação da bebida. As tampas screwcap não permitem essa passagem de oxigênio e tem tornado alguns vinhos com aromas "redutivos" (aroma de suor ou de animais). Essa característica não destrói o vinho, basta deixa-lo respirar um pouco para esses aromas sumirem.
Já existe uma screwcap que permite passagem de oxigênio, o que pode ser um caminho para os vinhos que precisam do processo de oxidação para sua formação.
As screwcap são fáceis de abrir e fechar e não permitem a formação do fungo TCA e é possível guardar o vinho na horizontal.
Eu particularmente acredito que as tampas screwcap serão o futuro do fechamento das garrafas, mas será o tempo e o consumidor que decidirá!

Nenhum comentário: