Muitas pessoas me perguntam o que é aquela "gordura" que escorre pela taça de vinho, e sempre, romanticamente, eu respodo que o vinho está "chorando", porque a tal "gordura" são chamadas de lágrimas, pernas, arcos, abóbodas ou arcadas.
Esse fenômeno acontece porque o álcool é mais volátil que a água e forma os filetes quando o álcool passa pela taça "lavada" pelo vinho.
Quanto mais elevado o teor alcoólico do vinho, mais formação de lágrimas acontece e obviamente quanto menor o teor alcoólico do vinho, menor a formação de lágrimas.
Não é verdade que as lágrimas se formam por causa de glicerina ou gordura do vinho, isso é um erro, assim como é um grande erro achar que mais ou menos lágrimas pode fornecer alguma informação sobre a qualidade do vinho, não pode!! É um efeito meramente físico-químico que acontece em qualquer vinho, seja ele maravilhoso ou péssimo.
Da próxima vez que degustar um vinho, verifique se o vinho "chora" por você, e como diz Émile Peynaud: As "lágrimas" são o espirito do vinho que se condensa na taça!
Um comentário:
sempre achei q era por causa do acucar. bom saber. abs
Postar um comentário