domingo, 19 de setembro de 2010

Vinho e suas Taças

Taças para uso geral
Principais taças para vinhos

 

Muitas pessoas acreditam que essa história de taças específicas para cada tipo de vinho é uma exagero ou um rigorismo que apenas os iniciados conseguem entender. Na verdade não é bem assim, pois realmente em alguns casos faz muita diferença.
Concordo que num almoço de domigo ou um jantar com a familia não precisamos buscar tanto detalhe, mas claro que levar cultura e ensinamentos para nossos queridos é sempre bom e gera assuntos muito legais.
Para aqueles que querem apreciar o vinho em sua mais completa forma vão algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de comprar taças e degustar os vinhos de nossa adega.
A mais importante é que nunca, mas nunca use taças coloridas!! Por favor uma das etapas da degustação do vinho é o exame visual (http://www.clubedoenofilo.com.br/2010/09/dicas-de-degustacao.html).
Vamos ao assunto principal.
As taças acompanham os vinhos, por isso existem um sem número de tipos de taças para cada tipo de vinho e até de certas regiões, mas sinceramente para nós seres comuns podemos ficar limitados aos seguintes tipos de taças:
  • Taça para vinho branco
  • Taça para vinho tinto Bordeaux (que atendem a quase todos os tintos do Mundo)
  • Taça para vinho tinto Borgonha (se na sua adega existir esse tipo de vinho)
  • Taça para espumante
Se o orçamento permitir sugiro comprar taças para vinho do Porto ou de sobremesa se esses existirem na sua adega.
Mas o que a taça pode fazer ou não fazer por um vinho ? Porque tanta variedade de taças ?
O objetivo principal de uma taça é valorizar o que o vinho tem de melhor, pois oxigenando corretamente o vinho podemos ter mais chance de perceber seus aromas, bouquet e sabores.
Na boca se sentirá a diferença pela forma como vinho entrará em contato com suas papilas gustativas despertando nuances especíificos dos sabores secundários e terciários (lembrem-se que o primário é o álcool). Sirva cerca de 150ml (cerca de um terço) para que haja espaço para o vinho respirar e se abrir. Taça muito cheia não é elegante e não permite “circular” o vinho.

Taça para Vinho Branco


Taças para Vinho Branco
Taças para vinhos brancos

É claro que existem várias uvas que produzem vinho branco e pasmem, existem taças para quase todas as uvas, mas sugiro ter as taças de vinho branco como as mostradas na imagem, pois atendem a quase todas as uvas brancas que costumam frequentar a mesa do brasileiro médio. A primeira é para vinhos das uvas montrachet / chardonnay e a segunda para chablis / chardonnay, mas como eu disse pode ir com segurança em qualquer branco.

Taças para Vinhos Tintos

Taças para vinhos tintos (Borgonha e Bordeaux)
 Essas duas taças atendem a totalidade de vinhos que temos por hábito tomar sendo que sugiro ter primeiro a taça Bordeaux, pois essa com certeza irá trazer o que há de melhor nos vinhos tintos mais usuais no Brasil, com exceção é claro dos grandes Borgonhas que merecem taças próprias.

Taça para Espumantes


Taça Flute
Taça para espumantes
 As taças flute ou flauta são as mais tradicionais para os espumantes e champagne, que além de elegantes preservam o perlage e a temperatura da bebida.

É alta tecnologia, mas vale a pena a medida que vamos evoluindo no conhecimento do vinho apreciarmos a bebida na taça correta.
Boa degustação para todos!

Um comentário:

Gabriela disse...

Não tem como não notar a diferença! Fica muito mais gostoso!